O sódio é um dos elementos mais presentes na alimentação humana. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que o seu consumo chega a ser seis vezes maior do que indicado para uma dieta saudável ao dia.
Além de estar no sal que usamos para temperar, o sódio pode ser facilmente encontrado em outros pontos da composição química.
Por exemplo os refrigerantes, que não são salgados, apresentam uma taxa excessiva de sódio. Ainda assim, existem marcas de sucos e águas industrializadas que superam esse número.
O excesso de sódio compromete o funcionamento do organismo. Os principais prejudicados são os rins e a pressão arterial, mas o desequilíbrio pode resultar em problemas em outros pontos relacionados à saúde.
Conhecer a quantidade de sódio na água mineral que você está consumindo é uma maneira de diminuir as taxas desse elemento em seu organismo.
Mas também deve-se atentar à dieta de alimentação em geral.
Massas, frituras, fast-food em geral, são exageradamente compostos por sódio.
Snacks e guloseimas industrializadas como salgadinhos e biscoitos (mesmo os doces!), também apresentam uma alta taxa.
Como a consideração mundial é de que se mantenha o consumo diário de água entre 2 e 3 litros, ao optar por marcas que exageram no sódio você pode, só com a água, ingerir até 10% do total de sódio considerado normal ao dia.
Imagine ter que dividir isso com todo o restante de sua alimentação, considerando que muitos alimentos vão conter taxas elevadas de sódio?
A melhor maneira é manter uma alimentação saudável e optar, sempre que possível por alimentos orgânicos ou integrais.
O sódio é necessário no organismo, mas deve ser controlado para que não se torne um vilão. Manter o corpo funcionando em perfeita forma exige disciplina e cuidados.
Controlar a quantidade de sódio na água mineral que você escolhe é apenas uma das maneiras de contribuir para o bem estar de seu corpo, e levar uma vida mais leve.